sábado, 20 de outubro de 2007

Biruta nova enfeita Aeroporto de Resende


Parabéns para toda a equipe de manutenção do Aeroporto de Resende que pintou a torre e instalou uma nova biruta cor de laranja. Com o terminal de passageiros bem pintado como está, vale o convite para um bom passeio de domingo. O pessoal do aeromodelismo faz a festa e a criançada se diverte com seus pais!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Furacão em Resende?


Afinal, o Brasil é um país propício à ocorrência de furacões?
Do Diário OnLine
Ao contrário do que muitos pensam, no Brasil também há possibilidade de ocorrer furacões. Prova disso foi o fenômeno Catarina, que ocorreu em março de 2004 no Sul do país. De uma tempestade extratropical transformou-se em um ciclone tropical (tipo mais fraco de furacão, sua velocidade chega a 100Km/h – categoria 1 na escala Saffir-Simpson). Os ventos fortes e as chuvas causaram destruição nas regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
De acordo com o IGA – Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – da USP, o fenômeno ocorreu devido ao fluxo de umidade oceânica, ou seja, o vento favoreceu o acúmulo de umidade e a formação das nuvens. Segundo dados da Estação Meteorológica do EPAGRI em Siderópolis (região atingida pelo Catarina), o vento máximo registrado foi de 146,8km/h.
O meteorologista Alexandre Nascimento, explica que no sul do Brasil é comum que se formem ciclones extratropicais já que se trata de uma região fria, comparada ao clima do país. Porém, afirma que esses fenômenos geralmente posicionam-se nos oceanos e a população dificilmente sente o impacto. Além disso, segundo o especialista, o país não tem condições de calor e umidade o que dificulta o surgimento de furacões de altas categorias. “Nosso verão não é extremamente quente e o inverno não é tão frio e isso faz com que o país saia do hall das regiões propícias às grandes catástrofes”, ressalta.
Esse foi o primeiro registro de furacão ocorrido no país.

Entenda a diferença entre os fenômenos

Furação: sistema de baixa pressão que se forma sobre as águas do oceano Pacífico. Ocorre em regiões propícias onde há umidade e calor, principalmente se as águas são muito quentes (superior a 27 °C) causando fortes ventos e tempestades. Os ventos variam entre 115 e 243 Km/h.

Tufão: o mesmo que furacão, porém há mudança de nomenclatura dependendo da região onde ocorre. É chamado de tufão se o fenômeno ocorre no oceano Atlântico.

Ciclone: turbilhão em que o ar se movimenta em círculos (em forma de espiral) para dentro de uma área de baixa pressão. A circulação do vento segue em direção horária no Hemisfério Sul e anti-horária no Hemisfério Norte.

Ciclone tropical: aquecimento do sistema de baixa pressão atmosférica, que se desenvolve nas águas tropicais devido a alta temperatura e a umidade.
Ciclone extratropical: apresenta temperatura baixa em seu interior e ventos girando no mesmo sentido desde a superfície até altos níveis. Também é um sistema de baixa pressão atmosférica, geralmente ocorre em regiões de média e altas latitudes.
Reportagem: Rita Donato

Life's Good When...You Survive IT