sexta-feira, 6 de março de 2009

Mudas de Timburibá direto do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Quem será o primeiro a plantar? A sorte está lançada - ResendeTV


O Timburibá cujo nome científico é Enterolobium contortisiliquum, árvore considerada muito ameaçada de extinção , presente na Mata Atlântica, Campos Gerais e Caatinga; possui outras denominações que populares tais como: Morongi-orelha-de-negro , Orelha-de-macaco, Orelha-de-negro , Orelha-de-preto , Pacara , Pau-de-sabao , Pau-de-sabao , Tambare , Tambor , Tambori , Tamboril , Tamboril-do-campo , Tambure ,Timbaiba ,Timbauba , Timbauva , Timbo, Timbouva, Timburi , Vinhatico-flor-de-algodao, Ximbo.
Devo confessar se a vi algum dia não ficou na memória, mas anexo fotos conseguidas em pesquisa, em Resende não me recordo de ninguém mesmo os mais velhos que tenham comentado de ter visto.
No nosso imaginário fica as estórias que todos interessados pela história de Resende sabem.E por conta disto que convidei voces e lancei a idéia das 100 mudas que poderão ser mais logicamente.
E como ainda existe gente boa neste mundo, depois de usar os canais de amizades Brasil a fora chegamos ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que em termos logísticos fica mais fácil para nós aqui em Resende , lá há disponível sobre a denominação de "orelha-de-negro" mudas ao preço de R$ 5,00, tendo que ser compradas no local, pois eles não despacham.O endereço está abaixo.
Emendando com essa campanha quero lançar a solicitação a Câmara de Vereadores que seja nominado a um logradouro de lazer, qual seja um centro desportivo, praça etc.O nome do radialista Simplício e que plantemos lá um Timburibá.Tenho certeza que ele será um a nos apoiar e divulgar a campanha das mudas, e que ele não saiba da segunda etapa.
Vamos em frente , pois essa vai colar.
Um abraço.
Antonio de Santana.

Jardim Botânico Rio de Janeiro
Rua Pacheco Leão nº 2040
CEP 22460-030
Telefax : (21) 3875-6211
Atendimento ao público de 2ª a 6ª feira
das 9 às 11 e das 14 às 16 horas

Tributo a Maria Benedita, a Rainha do Café - 200 anos de seu falecimento - 1809 - 2009 - ResendeTV

ResendeTV - Uma explicação necessária

Queridos leitores, ouvintes e espectadores,

Num belo dia, vi passando pelo centro de Resende, um exemplar do Buggy Kadron, um desenho de Anísio Campos. Fui atrás e depois de dois anos acabou ficando comigo. Juro que foi muita onda andar com o carrinho pela cidade. Esse carro me apresentou ao Simplício. Como foi isso? Era perto do carnaval e o ele ficou apaixonado pelo veículo e veio atrás de mim, buzinou e queria bater um papo. O Buggy acabou desfilando no carnaval da Avenida Gustavo Jardim. Tenho ainda as fotos que o Simplício me mandou. Ficamos amigos e fui trabalhar em seu programa. Fizemos e fazemos muita coisa juntos. Nosso ramo é a comunicação. Onze anos atrás, lancei o site mplafer.com e aprendi muito neste tempo. Ao exibir o Kadron pelo mundo, comecei a receber propostas de compra. Note que aqui na cidade, meus amigos me gozavam e diziam que o buggy era uma porcaria. Bom, se comprei por 2.500 e o vendi por 8.500, foi porque não era uma porcaria. Era um veículo desenhado pelo Anísio Campos nos anos setenta! Hoje, o carro está na mão do Denner, o homem da Porsche GT3 e, totalmente restaurado, ficou sem preço, vale muito e não está à venda. É peça de coleção! Esse papo já está qualquer coisa e vou dizer que o importante nisso tudo foi que comprei um belo computador e uma máquina fotográfica digital. Isso foi o começo de tudo. Estes simples equipamentos passaram a ser utilizados no registro de sons e imagens que estavam à minha volta. Sem saber, estava produzindo crônicas visuais, segundo Lu Gastão. Precionado a produzir mais e mais, não parei até agora. Na véspera de completar 200 títulos, alcançamos a marca de 600.000 exibições! Um número pequeno diante da gransiosidade dos números da internet mas grande se pudermos fazer alguma relação com o número de habitantes da cidade de Resende. Dizer que comecei criança, que fiz Super8, que passei pela Globo e Canal 100, é ser repetitivo mas quero dizer que só agora, depois da venda do buggy, foi que consegui reunir todo o equipamento necessário para a produção de vídeos. Note que não se deve a um desenvolvimento meu mas dos meios de produção. Hije, com um computador de 700 reais e uma câmera de pouco mais de 200, se pode produzir conteúdos áudio visuais! São muitos os que já fazem isso aqui na cidade! Quando fiz meu juramento ao receber o diploma de Jornalista, jurei não mentir ao apresentar fatos ocorridos. É isso que faço, as imagens mentem e breve, teremos um belo acervo para mostrar para nossos filhos e netos! Esse é um trabalho de Comunicação Social, portanto, um trabalho público. Estamos aí em www.resendetv.com. Aguardamos a sua visita.

Tênue Arco Íris em Resende - Dia 5 - Quinta-feira - ResendeTV

terça-feira, 3 de março de 2009

DOIS DOCUMENTARISTAS CARIOCAS NO YOUTUB

Muitas pessoas registraram de forma amadoristica aquele evento da Redbull. Entre estas pessoas, dois cariocas de Botafogo, praticamente quase profissionais, no sentido de perseverança, qualidade e empenho constantes. São eles Ed Sartori, que detém o título TV Enseada, e João Saboia, que se mudou para Resende e lá se tornou um cronista visual da cidade por meio de sua Resende TV, um simples título, um "canal" de imagens registrado no Youtube, que mostra centenas de vídeos desses dois cariocas.

(Um parêntese a propósito do Youtube: esta ferramenta pertencente ao Google está criando jurisprudência, funcionando na prática como um moderno cartório, com os títulos e seus proprietários ganhando foro de legitimidade internacional)

João Saboia registrou a volta dos torcedores do Resende, chegando em pleno carnaval à pequena cidade ao Sul da capital, depois de eliminar o Flamengo no Maracanã. Aguarda-se o resultado do que terá documentado depois da vitória maravilhosa do Botafogo sobre o Resende, por 3 a 0, levando assim a Taça Guanabara para General Severiano.

A cidade de Resende, além de empresários entrando no ramo de futebol, tem também ali sediada parte da indústria de montadoras do Brasil. Saboia registra esses avanços, a riqueza, a tristeza e a alegria de Resende. E segue registrando as coisas do nosso Rio, que aqui Saboia passa pelo menos dois dias por semana. Ed Sartori, por sua vez, registra qualquer evento especial que se dê em Botafogo. Sartori virou um plantonista do bairro.

Esses dois cariocas têm em comum, além do fato de serem de Botafogo, usarem essas câmeras digitais, cada vez mais baratas e mais eficientes. São dois documentaristas, novos antropólogos do cotidiano, antropólogos do futuro. Não pedem nada a ninguém. Não enchem o saco. Apenas oferecem material audiovisual à democracia dos acessos na internet.

Este jornal Correio da Lapa vai começar a oferecer de forma mais consolidada esses registros independentes, via câmeras digitais, para comprovar e valorizar cada frase que aqui nasce ou aqui ganha guarida.