terça-feira, 3 de março de 2009

DOIS DOCUMENTARISTAS CARIOCAS NO YOUTUB

Muitas pessoas registraram de forma amadoristica aquele evento da Redbull. Entre estas pessoas, dois cariocas de Botafogo, praticamente quase profissionais, no sentido de perseverança, qualidade e empenho constantes. São eles Ed Sartori, que detém o título TV Enseada, e João Saboia, que se mudou para Resende e lá se tornou um cronista visual da cidade por meio de sua Resende TV, um simples título, um "canal" de imagens registrado no Youtube, que mostra centenas de vídeos desses dois cariocas.

(Um parêntese a propósito do Youtube: esta ferramenta pertencente ao Google está criando jurisprudência, funcionando na prática como um moderno cartório, com os títulos e seus proprietários ganhando foro de legitimidade internacional)

João Saboia registrou a volta dos torcedores do Resende, chegando em pleno carnaval à pequena cidade ao Sul da capital, depois de eliminar o Flamengo no Maracanã. Aguarda-se o resultado do que terá documentado depois da vitória maravilhosa do Botafogo sobre o Resende, por 3 a 0, levando assim a Taça Guanabara para General Severiano.

A cidade de Resende, além de empresários entrando no ramo de futebol, tem também ali sediada parte da indústria de montadoras do Brasil. Saboia registra esses avanços, a riqueza, a tristeza e a alegria de Resende. E segue registrando as coisas do nosso Rio, que aqui Saboia passa pelo menos dois dias por semana. Ed Sartori, por sua vez, registra qualquer evento especial que se dê em Botafogo. Sartori virou um plantonista do bairro.

Esses dois cariocas têm em comum, além do fato de serem de Botafogo, usarem essas câmeras digitais, cada vez mais baratas e mais eficientes. São dois documentaristas, novos antropólogos do cotidiano, antropólogos do futuro. Não pedem nada a ninguém. Não enchem o saco. Apenas oferecem material audiovisual à democracia dos acessos na internet.

Este jornal Correio da Lapa vai começar a oferecer de forma mais consolidada esses registros independentes, via câmeras digitais, para comprovar e valorizar cada frase que aqui nasce ou aqui ganha guarida.

Nenhum comentário: