quarta-feira, 21 de abril de 2010

Palácio Tiradentes - Aécio Neves - Oscar Niemeyer




A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves em Belo Horizonte (MG). O prédio projetado por Oscar Niemeyer para abrigar a sede do governo do estado de Minas Gerais.

A mais recente obra de Oscar Niemeyer, o complexo administrativo de 804 mil metros quadrados e que conta com cinco imponentes edifícios, no qual trabalharão 16 mil funcionários, foi inaugurada em Belo Horizonte, dois meses antes do 50º aniversário da inauguração de Brasília. Trata-se da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, que abrigará a sede do governo do estado de Minas Gerais e de 16 secretarias regionais.

Com as inconfundíveis curvas de concreto armado, a obra é considerada uma das mais ousadas de Niemeyer, e um verdadeiro desafio para a engenharia. Uma de suas principais edificações é o Palácio Tiradentes, onde fica o novo gabinete do governador. O prédio, suspenso por mais de mil cabos de aço, tem 26 metros de largura e 147 metros de comprimento. A distância entre a construção e o solo é de 5,66 metros de altura.

O complexo inclui ainda dois edifícios idênticos - o "Minas" e o "Gerais" -, um centro de convivência em formato redondo que conta com lojas, restaurantes e bancos, e um auditório em forma côncava com capacidade para 490 pessoas. O conjunto de edificações, passarelas, lagos artificiais, jardins e estacionamento para cinco mil veículos foi encomendado pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, neto de Tancredo.

Um comentário:

marcia godoy disse...

amei o blog!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!