terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Cartas e Culturas - Somavilla e a Multiplicação dos Saboias - É ver para crer! - O Morro não Tem Vez....

Senhora Editora

Neste assunto da cultura municipal não posso deixar de tomar partido. Há cerca de três anos enviei para o Beira Rio uma carta lamentando o descaso como vinha sendo tratado o assunto nas esferas administrativas do município. Na semana seguinte vi publicada neste mesmo Jornal uma carta de apoio do João Sabóia, que na ocasião não conhecia. Recentemente li nas páginas de outro Jornal o artigo que o referido cidadão escreveu sobre o mesmo tema. Tratava-se de um desabafo revelando justa indignação quanto à repetição dos problemas que tanto prejudicam as realizações culturais nesta cidade. Logo veio a réplica com admoestação a meu ver deselegante. Li também a tréplica do Sabóia, abreviada para não subtrair espaços da coluna que assina.

Move-me agora a intenção de retribuir aquele apoio recebido. Faço-o reconhecendo os esforços do combativo jovem, em diferentes mídias, pela cultura em Resende, quase como um Don Quixote que mal sabe que suas aspirações podem estar perdidas, caso as consciências não se mobilizem. É que aqui, o anseio das artes, diferentemente do que ocorria no passado, parece sumir nos escaninhos burocráticos ou no arbítrio de pessoas muitas vezes guindadas aos postos de mando em razão de posturas político-eleitorais.

Tal fato é usual e até compreensível, mas se não praticam estas senhoras e estes senhores os ofícios das artes, nem como diletantes e muito menos como profissionais, gostaria enormemente de reconhecer-lhes méritos, ao menos, no terreno das idéias, para dar vida aos arraiais artísticos e da criatividade para garimpar e aplicar recursos de toda ordem. Tenho dificuldades para tanto e também para encontrar a expressão mais apropriada a usar nesta hora sem brilho da cultura em nossa terra. Espero, além do milagre da multiplicação dos saboias, que aqui se desenterre, incentive, amplie, revigore ou restaure canais de criação e expressão, além de instrumentos de memória da palavra, da imagem e do som, para que todos os que possuam autênticos méritos artísticos possam expressar para a posteridade, os seus vôos criativos.

Abraços, Soma

MAL SECRETO - Luiz Melodia - Jards Macalé e Wally Salomão - Vejo o Rio de Janeiro - 01/2008

Artes Gráficas em Arquivo Digital - Retrato do João - Ed Sartori - 2008