Panorama da área reservada às locomotivas e vagões históricos parqueados na Estação Barão de Mauá da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, no Rio de Janeiro.
Relógio da Estação Barão de Mauá da Estrada de Ferro Leopoldina
Na Estação Barão de Mauá da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, fui ver a festa armada para receber o prefeito, o governador e o presidente, no Dia Internacional da Mulher. O que mais chamou a atenção foi a chegada da comitiva presidencial. Tanto é que estou postando o vídeo. Devo dizer que gosto de desfiles. Desde criança, vejo passando comitivas. Morei no Rio, no tempo que era, a sede dos Estados Unidos do Brasil. Tudo mudou, até o nome do próprio país! Quando era capital, a Polícia Especial, com suas grandes motocicletas, dava shows nas ruas. Botafogo, bairro que ainda fica entre o Catete e Copacabana, concentrava as embaixadas e suas ruas eram os trajetos preferidos das autoridades de todo o mundo. Lembro de ter visto Eisenhower e tantos outros que passavam em carros abertos em meio às pequenas multidões.Hoje,o som da sirene, é sinal de polícia ou ambulância. Nos anos cinqüenta, era esse o som das comitivas que atraíam meninos e meninas que esticavam seus pescoços, subiam em muros e árvores, para ter melhor ponto de vista. Este filme, fiz para mostrar a comitiva presidencial e só.
Numa homenagem especial ao Dia Internacional da Mulher, aqui vai uma arte com a Dama da Noite, uma flor muito especial e efêmera pois que se abre à noite e se fecha pela manhã. O trabalho realizado durante uma madrugada, em Resende, com imagens da planta oferecida por Matilde para a Conchita.