sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Um Templo Budista em Visconde de Mauá



Visconde de Mauá
Um templo budista, fundado há um ano, tem atraído praticantes da doutrina de diversas regiões do país. O mestre budista tibetano Khenpo Ngagchung deu orientações ao Lama Chimed e recomendou que ele fundasse um centro em Mauá. Segundo Khenpo Ngagchung, Mauá é um lugar chave para a harmonia do mundo e da paz, pois contém a essência de todos os lugares sendo, portanto, muito poderoso para a prática espiritual pela paz. De acordo com a auxiliar do Lama Chimed (responsável pelo templo), Elisa Filgueiras (Rigdzin Chodon), as visitas estão suspensas nesse período, devido ao fato de algumas pessoas estarem em retiro espiritual.

- Muitas pessoas têm visitado o centro, pessoas que já praticam o budismo vêm de diversos estados do Brasil. A notícia de que há um centro budista lá tem se espalhado localmente, então as pessoas da região têm demonstrado bastante interesse e em visitar, conhecer o Lama Chimed, que fica sempre muito feliz em receber os visitantes. Normalmente, há um cronograma de visitação.

- Haverá práticas especiais no Ano Novo Tibetano, que coincide com o nosso Carnaval, 6 de março de 2011; Buda da medicina, para a remoção de doenças e aflições; e prática de oferendas queimadas, quando fazemos preces para a paz e harmonia mundial. As práticas não exigem qualquer experiência prévia e todos podem participar - acrescentou.

Elisa, que é professora de inglês, faz a transposição dos textos em tibetano para o alfabeto ocidental e a tradução do inglês para o português, e começou a praticar a doutrina budista há seis anos.

O budismo é uma tradição nascida na Índia, pois o Buda da nossa era nasceu e viveu nesse país. A partir daí, a tradição foi se enveredando em outros lugares, entre eles, o Tibete (que, hoje, faz parte da China). Buddha é uma palavra em sânscrito que significa "ser iluminado", ou "aquele que despertou".

Seres iluminados são aqueles que, com amor, bondade e compaixão ilimitados, trabalham para que haja paz e harmonia no mundo.

A prática budista consiste, então, em treinar os seus seguidores para oferecer amor e compaixão ilimitados, e dessa forma alcançar a iluminação suprema.

O centro chama-se Dorje Chokhor Ling e fica na estrada Mauá/Campo Alegre, s/nº. Contatos pelo e-mail: rigdzin.chodon@hotmail.com

Agradecemos a matéria enviada por Elisa Filgueiras. Maiores informações no site oficial http://www.psttl.com