domingo, 29 de novembro de 2009

DEM exige explicações de Arruda - TudoGlobal - Política - ResendeTV



O DEM, partido do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda – investigado por participar de um esquema de corrupção de governo -, publicou na madrugada de hoje (29) uma nota com pedido de esclarecimentos ao governador do DF. Em nota breve, o DEM afirma que as “graves denúncias feitas exigem esclarecimentos convincentes”.
A nota foi publicada após a divulgação de um vídeo, em que Arruda é flagrado recebendo dinheiro do ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa. Antes da divulgação das imagens, o presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia, havia declarado que o partido só tomaria posição após “as apurações do Superior Tribunal de Justiça”, responsável pelas investigações, e que teriam “a total confiança no governador Arruda”.
O presidente do DEM tentou, inclusive, desqualificar a operação da Polícia Federal, dizendo que “estraha” a posição da PF em não ter uma operação com “mais cuidado”. “Nos estranha a posição da Polícia Federal dias depois de o presidente Lula pedir para que ela tenha operações com mais cuidado”, afirmou o presidente do DEM.
No Congresso, a primeira reação dos democratas também foi dizer que mantinham “confiança” no governador Arruda. O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), disse na sexta que, enquanto não existissem provas comprovando o envolvimento do governador, o partido continuaria apoiando Arruda.
Agora com a prova do vídeo, a crise na gestão do DF se agravou e o governador terá que se posicionar. Até o momento, no entanto, Arruda não se pronunciou oficialmente. Apenas assessores e secretários deram algumas declarações à imprensa.
A primeira delas, ainda na sexta-feira (27), foi dada após a deflagração da Operação Caixa de Pandora. Na ocasião, a assessoria de Arruda justificou que o esquema de corrupção invetigado pela Polícia Federal já havia começado no governo passado, quando Joaquim Roriz (ex-PMDB) estava no poder.
Ontem (28), após a divulgação do vídeo, o secretário de Ordem Pública do DF, Roberto Giffoni, disse à imprensa que o dinheiro recebido não se tratava de propina. E sim, seria uma colaboração recebida, em 2005, pelo então deputado José Roberto Arruda para financiar ações sociais, entre as quais a compra de panetones e brinquedos.
Leia abaixo a nota do DEM:
“As graves denúncias feitas contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda exigem esclarecimentos convincentes. O partido tem o compromisso com a verdade e aguarda a manifestação oficial do governador para poder se pronunciar.
Brasília, 28 de novembro de 2009.
Rodrigo Maia – Presidente nacional do Democratas
José Agripino – Líder do Democratas no Senado
Ronaldo Caiado – líder do Democratas na Câmara”

Fonte: www.tudoglobal.com.br

Nenhum comentário: