segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Arruda na Cadeia - Prisão abre crise no DEM - É Carnaval!!!






A cúpula do DEM soube anteontem que o governador José Roberto Arruda seria preso.

Mesmo assim, resistiu à pressão de alguns de seus parlamentares mais expressivos em dissolver o diretório do DF e exigir a saída de todos os que ainda participam do governo.

Pressão, diga-se a bem da verdade, renovada, porque já tinha sido feita quando o vice-governador Paulo Octávio levou o diretório do DF a apoiar, em nota, o governo de Arruda depois de todo o escândalo ter ganhado as ruas.

Ontem e hoje, o senador Demóstenes Torres (GO) e o deputado Ronaldo Caiado (GO), entre outros, ainda insistiram na cobrança de providências ao presidente do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ).

Em vão. Maia protelou, mais uma vez. Pode não ter acreditado na informação privilegiada que chegou ao partido, mas a certeza dos que discordam de sua conduta é a de que ele preserva interesses seus e da bancada do DF no governo de Brasília.

Demóstenes não esconde a revolta. “É uma covardia e uma vergonha. Não aceito isso, eles estão matando o partido”, desabafou a este blog.

O clima da reunião em que Maia recusou o pedido de dissolução do diretório do DF foi em alta temperatura. Na proporção da crise que ameaça implodir o DEM. Não faltaram palavrões e troca de acusações.

Os desdobramentos virão após o carnaval, feriado que Maia pensou ser suficiente para abrandar os ânimos. Mas a prisão de Arruda veio antes.

É provável que o partido aprove a dissolução do diretório regional do DF, mas a decisão será interpretada como uma reação tardia, quando já não seria possível qualquer outra. Por João Bosco Rabello

..................................................

Foi um prazer inenarrável ver nos noticiários que enfim o Roberto Arruda se encontra aonde deveria estar a mais tempo, sob rigores da Lei. Desde esta quinta-feira (11.02.2010) se encontra detido na Policia Federal de Brasília e o que é melhor seu pedido de Habeas Corpus foi negado, portanto vai sambar dentro da cela. Quantas Crônicas escritas aqui por mim e por vários colegas da Recantos clamando por justiça, os protestos na porta do Congresso exigindo decoro da Casa, e a Policia contendo as manifestações pacificas com truculência e cassetetes, foram dias vergonhosos e tristes para este país, ver tanta safadeza cometida por uma quadrilha de bandidos da pior espécie e que agiam acima de qualquer parâmetro da ética e da moral.
Viva! Aplausos de pé por ver esse dia chegar, nem que seja breve a sua estadia atrás das grades, mas já é uma grande conquista dos brados ecoados de norte a sul do Brasil. Há indícios que toda cúpula de tão vil ato de corrupção estará em questão de horas fazendo companhia à Arruda, amargando o carnaval retido, enquanto nós brasileiros eivados de brio e vergonha na cara sairemos à rua para comemorar esse apoteótico acontecimento.

Arruda vai passar a noite na sala da diretoria ténico-científico da Polícia Federal. A sala não tem cama, apenas um sofá. A Polícia Federal não informou o tamanho da sala nem se há banheiro nela. Até as 22h40, Arruda não havia recebido a visita de familiares. À noite, o secretário de Transportes, Alberto Fraga, esteve com Arruda na PF. Ele disse que o governador estava "sereno" e "calmo". Este parágrafo é um trecho da reportagem da Globo.com.

*Finalizando, esta Cronista que vos escreve jamais se calará diante de atos espúrios cometidos com o erário público, essa é a minha bandeira, colho o ensejo para congratular a Policia Federal pelo desempenho durante a operação que culminou com a prisão do dito cujo acima.



Elsy Myrian Pantoja
Publicado no Recanto das Letras em 12/02/2010

Nenhum comentário: