segunda-feira, 29 de março de 2010

Coleção Gilberto Chateaubriand - Novas Aquisições - Museu de Arte Moderna - RJ



Novas Aquisições 2007 2010/
30 mar - 02 maio

Pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, grafite e instalações: 87 artistas que, juntos, representam um panorama do pensamento de Gilberto Chateaubriand sobre a arte brasileira.

Exposição com cerca de 100 obras, dentre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, grafite e instalações. São 87 artistas que, juntos, representam um panorama do pensamento de Gilberto Chateaubriand sobre a arte brasileira e celebram o vigor do colecionador na busca de novos artistas nas diversas regiões do Brasil. A mostra traz ainda obras de alguns artistas estrangeiros, também integrantes da coleção, nos últimos três anos.

O curador, Luiz Camillo Osório, destaca que buscou na montagem, valorizar o espaço arquitetônico de Reidy". Dá para perceber sua enorme maleabilidade, com pés-direitos variados, amplas salas, ligação com o exterior, a cidade e o jardim.

Cedida em comodato há 17 anos ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a Coleção Gilberto Chateaubriand responde em parte pelo prestígio nacional e internacional do museu, uma das mais importantes instituições culturais do país.

Atualmente, com mais de sete mil obras, a coleção cresce em ritmo intensificado e oferece uma ampla perspectiva da arte brasileira reunido pelo colecionador a partir do início dos anos 1950.

Organizada periodicamente a mostra Novas Aquisições revela as mais recentes tendências de nossa arte. A mostra é essencialmente contemporânea, embora algumas das recentes aquisições complementem outros núcleos da coleção. Nesta edição poderão ser conferidos trabalhos em grandes dimensões, presentes no primeiro segmento da exposição.

Fonte: MAM

http://www.joaosaboia.com


Nenhum comentário: