sexta-feira, 6 de março de 2009

Mudas de Timburibá direto do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Quem será o primeiro a plantar? A sorte está lançada - ResendeTV


O Timburibá cujo nome científico é Enterolobium contortisiliquum, árvore considerada muito ameaçada de extinção , presente na Mata Atlântica, Campos Gerais e Caatinga; possui outras denominações que populares tais como: Morongi-orelha-de-negro , Orelha-de-macaco, Orelha-de-negro , Orelha-de-preto , Pacara , Pau-de-sabao , Pau-de-sabao , Tambare , Tambor , Tambori , Tamboril , Tamboril-do-campo , Tambure ,Timbaiba ,Timbauba , Timbauva , Timbo, Timbouva, Timburi , Vinhatico-flor-de-algodao, Ximbo.
Devo confessar se a vi algum dia não ficou na memória, mas anexo fotos conseguidas em pesquisa, em Resende não me recordo de ninguém mesmo os mais velhos que tenham comentado de ter visto.
No nosso imaginário fica as estórias que todos interessados pela história de Resende sabem.E por conta disto que convidei voces e lancei a idéia das 100 mudas que poderão ser mais logicamente.
E como ainda existe gente boa neste mundo, depois de usar os canais de amizades Brasil a fora chegamos ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que em termos logísticos fica mais fácil para nós aqui em Resende , lá há disponível sobre a denominação de "orelha-de-negro" mudas ao preço de R$ 5,00, tendo que ser compradas no local, pois eles não despacham.O endereço está abaixo.
Emendando com essa campanha quero lançar a solicitação a Câmara de Vereadores que seja nominado a um logradouro de lazer, qual seja um centro desportivo, praça etc.O nome do radialista Simplício e que plantemos lá um Timburibá.Tenho certeza que ele será um a nos apoiar e divulgar a campanha das mudas, e que ele não saiba da segunda etapa.
Vamos em frente , pois essa vai colar.
Um abraço.
Antonio de Santana.

Jardim Botânico Rio de Janeiro
Rua Pacheco Leão nº 2040
CEP 22460-030
Telefax : (21) 3875-6211
Atendimento ao público de 2ª a 6ª feira
das 9 às 11 e das 14 às 16 horas

Um comentário:

Fernando Lemos disse...

Sinto informar que, infelizmente, o “Enterolobium contortisiliquum” (timburi, timbaúva, orelha de macaco, etc.) não é o nosso misterioso e tão procurado Timburibá. Segundo descrição de duas personalidades contemporâneas da árvore (João Maia - 1820- 1902 e Ezequiel Freire - 1850-1891), o Timburibá produzia frutos cilíndricos, enquanto os frutos do Timburi são assemelhados a orelhas (vagem negra, contorcida e indeiscente, com sementes duras e amareladas). Além disso, o texto acima contém outras divergências. Para maiores detalhes, explicações e fotos, entrar em http://fernandolemos2.blogspot.com/2011/09/timburiba-busca-continua.html
Fernando Lemos